Back

Exposição positiva com assessoria de imprensa

Exposição positiva com assessoria de imprensa - Grupo Raiz

A assessoria de imprensa é uma ferramenta do marketing que atua oferecendo assuntos com o objetivo de despertar o interesse da mídia. A consequência da ação é a natural exposição do profissional, marca e/ou da empresa em meios de comunicação.

Três termos imperam neste segmento. Sugestão de pauta, release e clipagem.

Sugestão de pauta é quando a empresa oferece um assunto para a o veículo de comunicação.

O release é o termo usado para o resumo do assunto que é enviado para uma redação adiantando as informações. Muitas vezes este mesmo release é publicado pela mídia.

Já a clipagem é o ato de pesquisar, localizar e arquivar onde os releases foram publicados.

O primeiro caminho para empresários que desejam investir em assessoria de imprensa é saber os diferencias que deseja divulgar.

Geralmente a mídia quer saber de novidades e assuntos do momento. Então nada de falar da tradição de sua empresa, frota de carros, número de funcionários ou tudo que seja institucional.

O segundo passo é organizar uma estratégia de divulgação nos canais de comunicação. Para isso é importante criar um mailing (lista de contatos) com emails, telefones e endereços de jornalistas e formadores de opinião.

São três os canais principais de comunicação: regionais, gerais e segmentados.

Os canais regionais são os jornais, revistas, portais e perfis de redes sociais de bairros. Estes podem se interessar por um release e sugestão de pauta com alguns assuntos relacionados as novas contratações, mudança de sede, lançamento de novo produto ou serviço, ações sociais realizadas, entre outras.

Já nos canais gerais, a utilização dos meios de comunicação televisão, rádio, revista, portal e jornal podem se interessar por alguma pauta enviada, independente da mesma ter informações regionais. O que chama atenção deles é justamente o diferencial ou a novidade.

Quantos aos canais segmentados, nada mais são do que os mesmos meios de comunicação acima citados, porém, usando programas e publicações específicas em cada segmento. Um exemplo seria uma pauta de um hospital, que fala sobre cuidados com o coração, que pode interessar aos jornalistas do programa bem estar da TV Globo.

Feito isso, os jornalistas da assessoria elaboram os conteúdos, ouvem especialistas da empresa e fornecem os assuntos para a mídia via email, telefone, redes sociais ou pessoalmente – através do envio de kits com informações detalhadas.

É missão da equipe de assessoria pensar o momento exato para sugerir um determinado tema e comunicar aos veículos de comunicação.

O trabalho da assessoria de imprensa traz evidência para marcas, produtos e serviços de muitas empresas. O fortalecimento da imagem também ajuda a construir forte reputação de profissionais das mais diversas áreas.

 

Antonio Gelfusa Junior é diretor da agência Pérgola Propaganda.

Confira outras notícias como esta acessando o link.