Back

Por que contratar uma agência de propaganda para sua empresa?

Por que contratar uma agência de propaganda para sua empresa? - Grupo Raiz

Muitas pessoas desenvolvem suas empresas, pequenas ou médias, estruturando os departamentos de vendas, administrativo, finanças entre outros. Na maioria das vezes o âmbito do marketing e da comunicação sempre são os setores que demoram mais a serem estruturados.

A agência de propaganda geralmente presta serviços para desenvolver a comunicação interna e/ou externa das empresas suprindo estas necessidades, respondendo diretamente aos donos ou ao departamento de comunicação quando constituído.

A expertise adquirida pelos profissionais de agências de propaganda pode ajudar na tomada de decisão das empresas no que tange ao posicionamento desejado.

Uma agência atende clientes dos mais variados segmentos, obtendo informações, testando fórmulas e aplicando projetos que se transformam em cases de referência.

A contribuição com o feeling da equipe de atendimento publicitário ajuda no processo de desenvolvimento.

Muitas vezes o serviço prestado pela agência de publicidade conta com a participação de designers, publicitários, jornalistas, profissionais de marketing, produtores audiovisuais, entre outros.

Financeiramente é mais viável contar com uma gama de serviços técnicos ao invés de contratar todos os profissionais para um departamento de comunicação interno. Salvo as marcas e empresas grandes com estruturas milionárias, o que não é o caso dos pequenos e médios negócios.

O início de um relacionamento entre agência e cliente é marcado pela imersão nas informações para que os prestadores conheçam um pouco sobre o negócio, diferenciais e montagem inicial de pastas com imagens, logomarca, preferências de cores, informações gerais e conceito visual básico a ser adotado no início da parceria.

Sem dúvida alguma o tempo ajuda na afinidade entre as partes, lembrando que ambos devem facilitar o fluxo de informação. Além de estabelecer um canal de comunicação que possa organizar a solicitação dos trabalhos que pode ser via whatsapp, e-mail, telefone ou algum sistema interno.

São diversos os serviços prestados por uma agência de comunicação: desenvolvimento de identidade visual, logomarca, catálogo de produtos, sites, entre outros.

A remuneração do serviço pode ser feita através de um contrato com pacote mensal chamado de fee, por inserção em mídia – que assegura 20% do valor bruto negociado para a agência e/ou por job – que é o trabalho pontual sem vínculo frequente.

Uma agência de publicidade geralmente enxerga de maneira diferente os negócios do cliente.

E é justamente esta isenção por estar do lado externo e a experiência acumulada pelos profissionais de comunicação que fazem das opiniões e recomendações da agência dicas que contribuem com o desenvolvimento da cultura da comunicação.

 

Antonio Gelfusa Junior é sócio-diretor da Agência Pérgola.

Confira outras notícias como esta acessando o link.